sexta-feira, 29 de julho de 2011

[trecho Vestido de Noiva: Nelson Rodrigues]

(Clessi e Pedro sentados, num récamier.)

CLESSI - (com o mesmo vestido, mas sem chapéu) Quer ver meus coelhinhos no quintal?
NAMORADO - (frio) Não.
CLESSI - (meiga) Tem uns tão bonitos! (Levantam-se os dois. Ele olha-a, depois senta-se de
costas para ela. Clessi anda e volta.)
CLESSI - (com impaciência e dengue) Ih! Você é criança demais!
NAMORADO - É o que você pensa!
CLESSI - (sentando-se, lânguida) Então não é?
NAMORADO - (com raiva concentrada) Você acha que eu sou?
CLESSI - (com languidez) Aceitou dinheiro de mim! (provocadora) Não queria, mas aceitou!
NAMORADO - (atônito) mas foi você que botou no meu bolso! Insistiu!
CLESSI - Estou brincando, bobo!! Aquilo não tem nada demais!
NAMORADO - (levantando-se) Você ainda brinca assim comigo e um dia...
CLESSI - (brincando) você me bate!
NAMORADO - (sério) clessi...
CLESSI - Senta aqui!
NAMORADO - (sentando-se, baixo) Sabe o que é que a gente podia fazer?
CLESSI - (acariciando-o nos cabelos) O quê?
NAMORADO - Adivinhe.
CLESSI - Diga.
NAMORADO - (baixo) Morrer juntos. (face a face, os dois) Vamos?
CLESSI - (sonhadora) você se parece tanto com o meu filho que morreu! Ele tinha quatorze anos, mas tão desenvolvido!
NAMORADO - (súplice) Quer?
CLESSI - (meiga) Olhe assim. (pausa, contemplação) Os olhos dele! Direitinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário