quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Persona

PERSONA.

E mais uma vez você me surpreendeu!

A primeira vez que te vi dar seus primeiros passos eu imaginava o pior...

Eu quis por muitas vezes te segurar pela mão, te agarrar e impedir que você fosse ao chão...

Mas com o tempo fui percebendo que não estaria sempre ao teu lado e o quanto eu era incapaz de te proteger de tudo o que você viria a passar e demorei a entender que você era apenas uma criação minha...
E com muita dor tive que deixar você andar e ver os piores tombos que você tomaria em sua caminhada.

Até que, te observando mais atentamente, pude notar a sua destreza e ousadia.

Sua determinação em estar de pé e colocar as coisas em seus devidos lugares.

Com o tempo fui percebendo que você tinha sua própria força, sua própria forma de andar, de olhar, de abraçar, de rejeitar... De ser.

Fui descobrindo mais e mais sobre você.

E descobri que você é um ser único, e cheio de vontades que vinha quando queria, e ia quando não queria mais ficar... e até ficava sem querer, e ia querendo ficar, pois era tão temperamental, que muitas vezes senti, que você, se bastava em si.

Sem contar que você nunca não perdia a oportunidade de dizer que Eu lhe pertencia, e que você me possuía.

Foi assim, durante alguns meses.

Até o momento que subi na engolidora caixa preta, estranha em seus de três lados, com um bando, como Eu e você, e percebi que meu lugar era em você e seu lugar, era em mim.

Naquele lugar, eu bastei você em mim. Naquele lugar Você era eu, e você me possui.

Eu fui suas mãos.

Seus olhos. Seu toque. Teu falar. Fui você sendo eu. E me senti completo, pois não te segurei, nem me perdi em você.

Eu simplesmente encontrei mais de mim em você!

E assim sempre será!

Encerrará um ciclo, quando a cortina baixar e as luzes do palco se apagarem, até você renascer, no levantar das cortinas e novamente se acenderem os holofotes, e eu perceber que você novamente vai ser UM de mim, vai ser Um em ti, ATÉ se encerrará em nós!


Personifica em personagem, quem sou, no que fui.

*Lidiane Porto

**Texto de Lidiane Porto, fechando o processo de gênesis da personagem Silvia Leona Rodrigues, para a adaptação e direção da professora Lumi Abe, da Peça HOMENS DE PAPEL, encenada pelos alunos do curso de Artes Dramáticas do Senac Santana, São Paulo, em SETEMBRO/OUTUBRO do ano de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário